Planejando a Semana – Tutorial.

Planejando a Semana.

Quando comecei a usar o Neotriad, planejar a semana era uma dificuldade, porque não conseguia ver como o planejamento poderia funcionar. Eram muitas variáveis e coisas que podiam acontecer durante a semana que podiam fazer o meu planejamento ser inútil. E isso me desestimulava.

A saída para esta natural preocupação, era algo estranhamente simples; “Deixe espaço para o imprevisto”. Quando li isso do Christian eu achei engraçado, porque dizia para eu reservar um “tempo” para aquelas coisas imprevisíveis! Algo como mandar um recado para o Murphy (lei de Murphy), para que ele mandasse os imprevistos entre às 15h30min e 16h00min horas. Mas depois fez todo o sentido deixar espaço para o imprevisível. Porque quando ele acontecesse, eu poderia jogar as tarefas para outro horário e teria tempo para dar atenção ao Murphy.

Outro motivo é que é melhor ter um planejamento ruim do que não ter nenhum.

Desde então, quando planejo minha semana, deixo um espacinho para o Murphy, não enchendo todo o meu horário com tarefas.

Outra coisa muito importante quando se planeja a semana é que enquanto você pensar no que vai acontecer nos próximos sete dias, você vai lembrando-se de pequenas atividades que você precisa fazer, como insights, e daí você tem a chance de colocá-los na programação.

Muito bem, cabeça e mãos à obra.

Comece o planejamento da semana clicando no ícone “Planejar a semana” em “Meu Dia”.

Planejando a Semana 01

Ira abrir a tela que mostrará como estão teus índices, e como foi o seu planejamento da semana passada.

Passo 1 – Análise da Semana Anterior.

Planejando a Semana 02

Mostrará sua tríade da última semana, e com andam a execução das tuas metas.

Planejando a Semana 03

Mais abaixo você verá a distribuição dos teus papéis, e o teu gráfico de equilíbrio. Também mostrará o teu gráfico de “Papéis Ideais” e “Equilíbrio Ideal”. Este gráfico é gerado baseado nas informações que você preencheu editando sua “Identidade”. Se ainda não fez isso, a hora é agora. Veja como:

Planejando a Semana 03.1

Esta comparação é pra você poder visualizar o quanto distante daquilo que VOCÊ acha ideal na divisão do teu tempo, esta a tua programação real.  E para você fazer os ajustes necessários.

Depois disto, vá para o próximo passo.

Planejando a Semana 04

Passo 2 – Distribua sem tempo em seus papéis.

Planejando a Semana 05

Coloque na sua programação da próxima semana, aqueles papéis que ficaram para trás na última semana. Você faz isso clicando e segurando em “Estudante” e arrastando para o dia em que você vai cumprir aquele papel. Quando você largar no dia, abre uma janela para inclusão de uma tarefa ou compromisso. Legal não é??

Faça isso com cada um dos teus papéis. Agora é a hora e marcar aquela janta com a esposa (o), aquele cineminha com as crianças, de começar aquele relatório, de passear com o cachorro (essa é para Natasha), de ligar para sua mãe, e dizer que quarta-feira esta indo almoçar com ela, e mais todas aquelas coisas que você vive reclamando que não tem tempo pra fazer. Ha não deu tempo de ligar pra você, estou na correria mãe não pude passar ai, não posso ir ao happy hour porque preciso entregar o relatório, e blá, blá, blá…

Cada vez eu você coloca uma tarefa ou compromisso em um dia, ele automaticamente soma o tempo que você colocou para esta tarefa. Veja isso no círculo verde mostrado na imagem.

Faça mesma coisa para o seu “Equilíbrio”. Clique e segure em “Físico”, e arraste para o sábado pra dar aquela caminhada com a esposa no parque, ou para aquela sessão extra de pedalada na academia, pra compensar o final de ano.

Você também pode clicar e segurar em uma tarefa pré-existente, e arrastá-la para de um dia que ficou cheio, para outro que esteja mais folgado. Você pode excluir uma tarefa ou compromisso se clicar/segurar e largar na lixeira, como mostra a linhas na cor marrom. Se você precisar mudar a data de um compromisso para além desta semana, solte no colendário. Aparecerá uma pequena janelinha onde tu vai poder colocar a nova data da tarefa.

Passo 3 – Metas – Agende as atividades das metas da semana.

Planejando a Semana 06

O mecanismo é o mesmo do passo anterior, mas agora você vai olhar para as metas que você tem, e vai colocar alguma atividade que façam elas irem para frente. Alguma tarefa ou compromisso que faça você dar um passo na direção da sua meta.

A metodologia da Triad do Tempo diz que você deve usar a rega 8 – 4 – 2, que diz que você deve ter no máximo oito metas no ano, destas metas quatro devem ser trabalhadas durante o mês, e apenas duas durante a semana. Achou pouco? Não é! Somadas a todas as outras atividades que você tem normalmente, estas duas tarefas ou compromissos relacionados às suas metas, é um grande passo na direção daquilo que você quer.

Passo 4 – Projetos & Organização Pessoal.

Planejando a Semana 07

O mecanismo segue o mesmo, mas agora dando atenção aos projetos que você tem, e a alguma organização pessoal de ajuste nos dias que ficaram muito cheios, ou naqueles que estão muito vazios.

Passo 5 – Tarefas sem data.

Planejando a Semana 08

Caso você tenha incluído alguma tarefa durante a semana, e ainda não tinha uma data para executá-la, Este é o momento de definir quando ela deverá ser feita.

Depois disso, clique em “Finalizar”, e a sua programação estará completa, e a sua semana vai ser produtiva, e vai fazer você seguir em frente.

Se você fizer esta programação da semana a cada sete dias, você vai ganhar  uma medalha!

Planejando a Semana 09

Parabéns, você é um Planejador.

Deixe os seus amigos e colegas saberem disso, compartilhando esta sua medalha no Facebook. Se você já estiver logado no Facebook, ele irá direto para lá. Se não, uma janela irá abrir pedindo que você faça login no Facebook para poder compartilhar sua medalha.

Escreva alguma coisa para acompanhar sua medalha!

Planejando a Semana 10

Uma confirmação irá aparecer, dizendo que foi publicado no Facebook com sucesso.

Planejando a Semana 11

Depois é só checar, pra ver como ficou sua medalha publicada.

Planejando a Semana 12

Eu faço este planejamento da semana no domingo, naquele momento de ócio que surge no final da tarde e início da noite, quando começo a pensar que no outro dia, vamos começar uma nova semana de trabalho.

Bom, espero que este tutorial seja útil pra te ajudar a ser mais planejado, e que este planejamento te deixe mais produtivo e feliz. Porque afinal, é pra isso que tudo isso serve!

Deixe um comentário para me contar como foi a sua programação!

Grande abraço,

Gérson.

3 respostas para “Planejando a Semana – Tutorial.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *