Esta cedo pra planejar 2013?

Muita gente acha que planejamento engessa o futuro e deixa pouca margem para mudanças.

O truque esta em fazer uma planejamento mais abrangente, em linhas gerais.

Se você acha que este ano já esta perdido, e que não da mais pra planejar nada para 2012, vamos começar a pensar em 2013?

Ai tem um ano inteiro para você decidir que direção você vai tomar, que caminhos seguir ou que caminhos deixar.

Quando pensei as coisas para este ano de 2012, peguei uma folha de papel, fiz uma linha de ponta a ponta, e dividi esta linha em quatro partes iguais. A metade era junho e as outras seguiam os trimestres do ano. Então marquei com uma barra um dos projetos que queria fazer. A entrega de um relatório financeiro em que estava trabalhando. Ele começava em fevereiro e terminava em abril.

Também marquei um outro projeto grande que deveria ir de março até setembro. Também marquei outras coisas que queria fazer durante o ano, alguns sonhos atrasados, e alguns poucos meio malucos.

Olhando depois a folha cheia de barras como um gráfico, ficou evidente que não dava pra fazer tudo. Então tive que priorizar, e decidir o que era mais importante. O ano que vem tem Pós Graduação, então vou precisar de mais tempo para estudar e vou precisar prever isso no meu planejamento. Então não adianta listar planos malucos que tenho, porque não vou conseguir fazer tudo, e isso vai me deixar mais frustrado.

Comece planejando com o que você já tem. Você já tem  uma rotina estabelecida porque todos os dias você leva os filhos pro colégio, busca a esposa no trabalho, tem aquele futebol na segunda-feira, etc. Então ajuste esta sua programação com o que você quer. Deixe um horário na semana para uma reunião com os seus botões, mesmo que seja um almoço sozinho, pra organizar as idéias e ser mais eficiente.

Muito antes de engessar a sua vida, o planejamento vai te dar liberdade pra mover o barco da sua vida, em um curso que lhe seja mais agradável e prazeroso. Experimente, tenho certeza que vai funcionar, e você vai se sentir melhor. 😉

Se precisar de ajuda, não deixe de escrever euusoneotriad@yahoo.com.br

Abraços,

Gérson.

Uma resposta para “Esta cedo pra planejar 2013?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *