Equilíbrio!

Em todo este tempo usando Neotriad, uma coisa esteve sempre presente; a necessidade de se ter Equilíbrio.

O objetivo final do Neotriad e a sua metodologia é ensinar a você uma técnica eficiente para gerenciar as coisa que você tem pra fazer, para que você possa medir estas coisas, fazer ajustes e ter uma vida mais equilibrada.

Mas afinal para que ter equilíbrio?

Para evitar os excessos!

Um amigo parou de beber depois de um belo susto. Hoje ele não toma nem aquela cervejinha do final de semana. Ele comentou comigo dizendo que depois do susto tinha que para porque já estava “demais”. Instintivamente eu disse que o problema é o “demais”. Ele ficou me olhando e pensando enquanto repetia, “é, o problema é o Demais!!”

O “Demais”  representa o exagero, uma coisa fora da medida, fora do razoável.

Esta semana eu estava de férias. E como tinha tempo livre fiz uma coisa que me deixa feliz. Foi passear em uma livraria com a tarde toda livre para ficar ali. Olhei todas as estantes, folhei todos os livros que quis, sentei nas poltronas confortáveis, lendo despreocupadamente o que quisesse. Quando me lembrei de um livro do Paulo Coelho que queria terminar de ler, O Aleph. Achado o livro, me instalei em outra confortável poltrona, agora no café que fica dentro da livraria. Uma bela xícara de um expresso duplo, e duas horas de maravilhosa leitura.

Nestas duas horas, mergulhei em outro mundo. Pude pensar em coisas que estão além da minha compreensão, refletir sobre o que é importante pra mim, tive inspiração para alguns posts (inclusive este),  e quando já estava cansado de ficar sentado, levantei, comprei o livro, e dei outra volta pelo shopping, que agora tinha outra cor.

E me dei conta que este é o sentido do Equilíbrio. Fazer você se afastar da rotina e ver que existem outras coisas importantes que merecem sua atenção. É a mesma sensação de quando você sai da academia depois de um treino que exigiu muito de você. Você sai exausto, mas olhando o mundo com outros olhos, com  idéias novas e problemas que antes pareciam insolúveis, agora com a solução bem a sua frente.

Certamente você já experimentou uma sensação deste tipo, quando tirou férias e depois do quinto dia, já pensava no trabalho de outra maneira, ou quando teve que ficar longe de sua família, e começou a se dar conta que não dava atenção devida a ela. Ou ainda quando, ficou desemprego e se deu conta das coisas que deveria melhorar para arranjar um novo emprego.

O “Demais” é o problema!! Atenção Demais ao trabalho, atenção Demais a você mesmo sendo egoísta, e dúzias de outras situações onde o “Demais” é o problema.

Manter-se em equilíbrio é isso! Dar atenção ao trabalho, à família, a você mesmo, aos seus projetos futuros, etc. Tudo ao mesmo tempo, mas não no mesmo instante. Cuide de um de cada vez, mas dê atenção à todos os fatores importantes na sua vida.

Gerencie estas coisas do jeito que quiser, seja colocando pedras nos seus bolsos, anotando em post-its na geladeira, mas gerencie, para não cair no “Demais”, afinal o “Demais é o problema”.

Um 2012 cheio de realizações que faça você crescer, que faça a sua família mais feliz, você mais saudável, e o mundo mais equilibrado!

2012 abraços,

Gérson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *