Estou fazendo meu planejamento para 2012. Quer acompanhar?

Olá pessoal,

Faz já uns 30 dias estou trabalhando no meu planejamento para 2012. Desta fez prometi não cometer o mesmo erro de 2010, e com a minha empolgação e tentar abraçar o mundo.

Eu achava que com organização eu ia conseguir fazer tudo o que queria. Pois é, não deu.

 

Para algumas coisas faltou energia mesmo pra fazer, para outras faltou dinheiro, e para algumas eu simplesmente não consegui fazer. Este ano também estou cheio de planos e com vontade de abraçar o mundo e a Lua. Mas vou ter que contentar com as coisas que consigo alcançar, afinal dar só um passo, é melhor que correr e cair de cara no chão.

Depois desta filosofada, vamos ao que interessa, como eu estou fazendo os meus planos.

Pra começar usei a tática de escrever tudo o que queria fazer, e depois fui selecionando o que era mais importante, e as coisas que eu conseguiria. Comecei pelos papéis que desempenho na vida.

  1. Gérson.
  2. Marido.
  3. Pai.
  4. Filho.
  5. Estudante.
  6. Profissional.

Depois listei as coisas que queria fazer em cada um deles:

1. Gérson.

a) Emagrecer 5 Kg.

b) Comprar um violão novo.

2. Marido.

a) Continuar dando suporte à minha mulher na faculdade.

 

E por ai vai. Para cada papel tinha uma lista com alguns itens. Depois de pronta a lista, analisei ela toda junta, e vi que algumas coisas eram incompatíveis, tanto nos horários quando na maneira como deveriam acontecer. Por exemplo, não posso ir à academia à noite, porque busco minha mulher na faculdade, então vou ter que mudar a academia para o meio dia. O que ajuda outro objetivo que é emagrecer, já que como depois do treino e um almoço saudável.

Outra coisa que ajudou foi fazer uma Linha do Tempo do ano que vem.

Este é o Gráfico de um dos projetos para o ano que vem.

 

O primeiro rascunho foi feito á mão com uma folha grande de papel, e uma lapiseira Pentel de boa qualidade.  Riscos e rabiscos para todo lado. Coloca objetivo, tira, coloca de novo, achei uma brecha para colocar mais alguma coisa, etc. Consumiu bastante tempo. Mas fiquei bem feliz de poder controlar o meu futuro.

Depois que o rascunho começou a fazer algum sentido, passei tudo para o Neotriad, como projetos, metas, tarefas e compromissos. O Gráfico acima é de uma dos projetos para o próximo ano.

Com o o gráfico ficou fácil ver o que poderia ser executado, o que estava em conflito com outros desejos para o ano novo, e assim pude equilibrar meu planejamento e focar minhas energias.

Estou na fase de detalhamento das tarefas que sobraram  e reprogramando o gráfico que fiz.

Este é um bom começo, para pensar no ano que vem.

Na próxima semana eu posto o próximo passo.

Abraço,

Gérson.

2 pensamentos em “Estou fazendo meu planejamento para 2012. Quer acompanhar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *