Neotriad e o planejamento do dinheiro.

Boa tarde,

Os últimos post foram sobre planejamento, e para manter o clima, hoje falo sobre o Neotriad e o planejamento financeiro.

Tão importante quando saber de onde o dinheiro vem, é saber para onde ele vai. O foco de muitas pessoas é ver somente de onde vem o dinheiro; do salário, da mesada, da herança, da pensão, mas elas não olham para onde o dinheiro vai.

Mesmo pessoas que ganham altos salários, estão sempre endividadas, com problemas financeiros e vivendo no fio da navalha. Um mínimo escorregão, e desata uma sequência de eventos desastrosos. Um exercício simples e  interessante de se fazer é pegar uma folha de papel em branco, uma dose de boa vontade, e fazer uma linha do tempo. faça uma linha no meio da folha e divida entre 30 partes, que serão os dias do mês.

Marque os dias em que o dinheiro entra, e com uma caneta de outra cor, vá marcando as datas em que o dinheiro sai. Pegue todas as suas contas pra ter certeza das datas. Essa visão pode ser aterradora, porque as anotações de saída podem ser bem maiores que as entradas.

O primeiro passo para o seu planejamento financeiro esta dado. Ter uma visão completa, em um único lugar é bem interessante, porque talvez você nunca tinha visto sua vida financeira deste ponto de vista.

Olhando suas contas assim, você poderá fazer pequenos ajustes para melhorar o seu fluxo de dinheiro. Se a sua conta de luz vence sempre antes seu adiantamento entrar e você sempre paga atrasado, ligue para a companhia de energia para mudar o vencimento. Se alguma de suas contas estão em débito automático, tire. Se o dia do vencimento chegar e não tiver dinheiro na conta, o banco vai pagar usando o seu limite de crédito, que é bem mais caro do que os juros de se pagar aquela conta em atraso.

E outras milhares de combinações que podem ser feitas para melhorar o nível de organização da sua vida financeira. Claro que este é o primeiro passo, há outros muito importantes que vem a seguir, mas não é o objetivo deste post. Recomento o site do Gustavo Cerbasi, MaisDinheiro , pra seguir adiante.

Mas o que o Neotriad tem a ver com tudo isso?

Tem haver porque tem um gerenciador financeiro embutido no Neotraid.com para ajudá-lo com o controle da sua linha do tempo financeiro.

Procure no Menu o ícone ” Financeiro”:

Clique ali, e vá colocando suas contas a pagar e receber, exatamente com você fez na folha de papel.

Não precisa ser muito detalhista nessa fase, apenas vá colocando todas as contas que você paga todo mês. No final você vai ter uma gráfico de todas as suas entradas e saídas dentro do período que você escolher.

Veja a figura:

Assim vai ficar muito mais fácil de organizar sua vida financeira, ao mesmo tempo que programar tarefas para ajustá-la. As contas poder ser transformadas em tarefas, assim quando você planejar sua semana, já verá todas as contas que terá que pagar naquela semana.

Planejamento é a chave do sucesso!

Não deixe pra depois, começa agora que você esta ai, vagando na internet! Comece agora…

Abraços,

Gérson

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *