Produtividade no Excel!

Boa noite!

Hoje o assunto é produtividade.

Uma das coisas que me intrigaram depois que comecei a usar o Neotriad com alguma regularidade, foi onde eu deveria ser mais eficiente. Minha tarefas já estavam relativamente organizadas, minha mesa também e eu não sabia pra onde virar minha fúria de organização.

Então comecei pensando que se não havia como mudar alguns processos eu deveria achar uma maneira de fazê-los mais eficientes e rápidos.

Por exemplo; na época os lançamentos da notas de compra das obras (eu trabalho em uma construtora civil), usando o Excel, e cada obra tinha o seu arquivo. Cada vez que precisava lançar notas tinha que abrir 11 arquivos e ficar pulando de  um para o outro para lançar as notas na obra certa. E cada vez que era preciso procurar uma nota tinha que procurar manualmente em cada arquivo. Um processo penoso e demorado.

Minha solução para isso foi procurar uma maneira mais rápida e confiável de procurar notas. Me associei a um grupo do Yahoo de Excel, e expliquei minha aflição quanto à procura. Na mesma tarde, um alma caridosa escreveu um código em VBA – as famosas macros do Excel – que fazia isso usando dois cliques.

Estava no céu. Quando precisava procurar uma nota fiscal, usava este código colocando o número da nota e o Excel procurava sozinho até encontrá-la, em segundos. Os vários momentos procurando estas notas eram coisa do passado. Agora bastava clicar no ícone com a macro, digitar o número da nota e ficar esperando o resultado.

Ganhei muitas horas de trabalho só com esta modificação pequena, e resolvida em um dia!

Muitas outras coisas eu consegui usando o Excel como meu aliado nas minhas tarefas diárias, acelerando a execução de certas tarefas, e fazendo sobrar tempo no meu dia. Sensacional, não é? Pra mim foi!

No próximo post falarei sobre com usar o Excel para acelerar a execução de outras tarefas, e deixá-lo mais eficiente.

Abraço,

Gérson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *