Metas demais!

Boa tarde,

 

Hoje o post é em trânsito já que estou esperando minha mulher sair das compras.

Então vai dar tempo de tomar um café e deixar mais este post.

Você merece...

Sentado aqui no café, depois de ter saído do trabalho, estava pensando na vida e relembrando coisas que ainda faltam fazer, e me lembrei que resolvi mudar a minha programação de metas e projetos para este ano. No início do ano, estava empolgado com meus resultado do ano passado e me enchi me objetivos, metas e tarefas. Resultado metade das coisas não aconteceram. Tinha coisas demais planejadas.

O Christian até me alertou para isso, quando mandei minha programação pra ele. Ele disse: ” Esta muito bonito, mas veja se você não tem coisas demais!”

Achei que ele estava exagerando, que eu ia dar consta de tudo.

Ele tinha razão. Tinha coisas demais pra fazer. Dai me dei conta que uma meta simples, sem grande complexidade, pode se dividir em objetivos menores, e cada um destes se dividir em outros cinco. Multiplique esta meta por seis, e a sua agenda já vai esta lotada!

O fato é que perdi o tesão, quando todos as metas que tinha para o ano, se juntaram em uma só agenda.

Então resolvi  botar ordem na casa. Vou refazer tudo desde o início. Selecionar os objetivos mais importantes e otimizar as tarefas. Assim ainda posso terminar o ano produzindo alguma coisa.

No trabalho vou dividir o tempo em rotina e melhorias.  Parte do tempo destinado às coisas do dia-a-dia, e outra para pensar em como posso melhorar minha rotina, deixando mais rápido e eficiente.

Também decidi que vou fazer um pequeno organograma de TODAS  as tarefas que faço. Essa vai dar trabalho, mas no fim, vou ter um mapa de tudo que tenho que fazer, e posso identificar algum gargalo, e diminuí-lo. Depois e posto aqui o resultado deste mapa. Vai ser um exercício interessante.

Acabou meu café.

Abraços,

Gérson.

5 pensamentos em “Metas demais!”

  1. Gérson.
    Estou utilizando o neotriad a pouco tempo e estou com uma baita duvida: A diferença de Metas x projetos no Neo triad?

    Exemplo:

    Inclui minhas metas anuais em 1 meta (metas anuais), dentro desta eu tenho diversos submetas/projetos (Financeiras, profissionais, etc), dentro deste exemplo o correto é eu criar diversas metas ou sub-metas ou projetos?

    Não entendi qual a melhor forma de destrinchar metas anuais, se é melhor criar diversas metas ou sub-metas ou projetos?

    Se puder me ajudar agradeço.

    1. Rafael, obrigado por escrever.
      No início tive este problema de definir Metas e Projetos, mas segundo a metodologia da Tríade, Metas é o objetivo maior, o ponto alto, uma promoção, um carro novo, etc. Projeto, é uma etapa para se alcançar a grande Meta (Lembre estamos falando da combinação do dois). Vamos imaginar o seguinte, digamos que você quer perder uns quilinhos que estão sobrando, então você vai colocar a grande Meta anual: perder 10 quilos e ter um percentual de gordura corporal de 10%. Agora falta escrever como você vai conseguir isso, então vamos colocar o projeto 1 dentro desta Meta que será Nutricionista e dentro deste projeto você vai colocar um compromisso recorrente de uma consulta mensal com a Nutricionista para acompanhar a evolução. Vamos incluir o Projeto 2 dentro da grande Meta, que será Academia. Neste projeto você vai incluir um compromisso de fazer matrícula em uma academia (ou outra atividade física) e vai marcar uma avaliação física, ela será seu parâmetro para alcançar sua grande Meta. Vai Marcar também como compromisso os dias dos treinos.
      Com o passar do tempo você vai pode acompanhar como anda a evolução da sua grande Meta, quando você já andou na direção dela.
      Uma dica: não tente abraçar o mundo colocando absolutamente TUDO o que você quer na vida, pra ser resolvido no próximo ano. Não vai dar! Você vai se enrolar no meio de tanta coisa, e cair. Acredite, isso aconteceu comigo.
      Estabeleça uma grande Meta e ajuste os Projetos para que não sejam muitos.

      Adapte este exemplo para qualquer outra situação que tiveres, vai servir.
      Espero que tenha ajudado, se ficou com alguma dúvida é só falar.
      Grande abraço,
      Gérson.

  2. Obrigado Gerson,
    Sua resposta será muito útil para mim, seguirei este exemplo.

    Então só por curiosidade as sub-metas não tem muita utilidade no neotriad? Caso use as submetas para alguma ocasião e puder nos ilustrar com outro exemplo ficarei grato.

    Desde já, muito obrigado.

    1. Oi Rafael,

      Eu não uso as Sub-metas. Meta é objetivo grande, que irá precisar de muitas horas e trabalho e outros passos preliminares pra acontecer (projetos), que fazer parte integrante do objetivo maior.
      Então não vejo utilidade para fazer uma Meta dentro da outra, porque, (da maneira que eu uso) é colocar dois objetivos grandes um dentro do outro.
      Eu prefiro separar estes dois objetivos grande em metas separadas, porque são mais fácil de controlar sem confusão.
      Espero ter ajudado e não confundido! 🙂

      Sobre o acompanhamento fiz um post sobre isso http://bit.ly/Ph0KwVhttp://bit.ly/Ph0KwV
      Ele esta um pouco desatualizado no programa, mas a essência é a mesma. Tem um custo mensal que eu modifiquei pra ficar mais acessível.
      Abraço,
      Gérson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *